terça-feira, 27 de abril de 2010

Ministro da Saúde recomenda sexo contra hipertensão.

Médicos discordam

 

Temporão chega a pé ao ministério. (Foto: AE)
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, aconselhou a prática de sexo como forma de combater a hipeão. A doença, que avançou no País e agora atinge 24,4% da população, está associada a fatores genéticos, hábitos alimentares, obesidade e estresse.
"Fazer sexo ajuda", comentou o ministro. "As pessoas têm que se mexer. A pelada do final de semana não deve ser a única atividade. Os adultos devem praticar exercícios, caminhar, dançar, fazer sexo seguro", repetiu, acrescentando a sugestão de que as pessoas fizessem sexo "cinco vezes por semana".
Segundo especialistas ouvidos por VEJA.com, a frequência sugerida pelo ministro não ajuda no combate à hipertensão. "Não existe nenhuma evidência na literatura científica que comprove que a quantidade semanal de sexo tenha um impacto direto na pressão arterial", afirma o cardiologista Décio Mion, membro da Sociedade Brasileira de Hipertensão.
"Isso foi mais uma frase de efeito. Com base em pesquisas, nós recomendamos 30 minutos de atividade física de três a cinco vezes por semana. Se a pessoa quiser juntar esse tempo com os minutos de atividade sexual, tudo bem. Mas recomendamos a atividade regular", explica o cardiologista e nefrologista Celso Amodeo do Hospital do Coração (HCor).
Se encarado como fonte de bem-estar, o sexo pode estar na lista de atividades para prevenir doenças crônicas, segundo sugere Rui Povoa, cardiologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): "Sexo faz bem em todos os sentidos, não só contra a hipertensão. Apesar de não existirem estudos que comprovem essa relação específica, sabemos que o sexo pode ter um efeito relaxante. Se a pessoa relaxa, combate o estresse - o que pode ajudar contra a hipertensão."
As declarações foram dadas pelo ministro nesta manhã, durante o lançamento de uma campanha de prevenção contra a doença. A principal mensagem da iniciativa é: prevenir a pressão alta depende de escolhas individuais, como consumir alimentos saudáveis, manter peso ideal, exercitar-se com regularidade e reduzir a quantidade de sal na comida.
Temporão acrescentou à lista a prática de sexo. Ideal, emendou, para o combate ao estresse. "O deputado Darcísio Perondi falou cinco vezes ao dia. Mas acho que cinco vezes por semana está bom", disse, durante o lançamento da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário