domingo, 23 de maio de 2010

Ministério amplia prazo para vacinação e abre campanha para crianças de 2 a 4 anos

Saúde pública


A campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1) foi ampliada. Para os adultos com idades entre 30 e 39 e gestantes, o prazo foi estendido para o dia 2 de junho. Além disso, a partir do dia 24 de maio, crianças com idades entre 2 e 4 anos e 11 meses poderão se vacinar. Antes, o grupo prioritário estabelecido pelo ministério imunizava apenas crianças de seis meses até dois anos de idade.
Para o novo grupo, o Ministério da Saúde vai destinar 10,8 milhões de doses da vacina. A imunização será feita em duas etapas: depois de 21 dias da primeira aplicação, as crianças deverão retornar ao posto de vacinação para a segunda meia dose.
A prorrogação da vacinação já havia sido anunciada pela secretaria municipal de saúde de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul. Hoje, no meio do dia, o ministério ampliou para todo o país.
De acordo com dados divulgados pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, nesta sexta-feira, somente esses dois grupos - adultos de 30 a 39 e gestantes e crianças de seis meses a dois anos - não atingiram a meta da campanha, que era de vacinar 80% da população de cada grupo.
O balanço revela que, entre a população de adultos de 30 a 39 anos, apenas 37% foi imunizado. Entre gestantes, o total foi de 68%. Já a meta de imunização de mulheres grávidas foi atingida apenas nos estados de Goiás, Maranhão, Pará, Santa Catarina, Distrito Federal e Pernambuco.
A recomendação do ministério é que os municípios reforcem a campanha de vacinação para estes grupos.
Até agora, foram vacinadas 61 milhões de pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, essa é a maior campanha de vacinação já realizada no Brasil, conta a da rubéola, que teve duração de seis meses no ano de 2008.
São Paulo - Em São Paulo, quem estiver dentro dos grupos de risco, como jovens de 20 a 29 anos, e perdeu o prazo de vacinação durante a campanha, também pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e as AMAs, de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário